ago
20

Você sabe o que é Housekeeping?

house

Housekeeping, conservação da casa, é um programa voltado para a mobilização dos funcionários através da implementação de mudanças no ambiente de trabalho, incluindo eliminação dos desperdícios, limpeza e arrumação das salas.

O Housekeeping é uma versão do programa 5 S, consolidado no Japão a partir da década de 50, sendo que tem foco nos 3 primeiros S:

    • SEIRI – Organização / Utilização / Descarte
    • SEITON – Arrumação / Ordenação
    • SEISOU – Limpeza / Higiene
    • SEIKETSU – Padronização
    • SHITSUKE – Disciplina

Incentivando a utilização da capacidade de criação de cada funcionário, através da formação espontânea de grupos de trabalho,e o aproveitamento do potencial de participação de cada um, poderemos eliminar a papelada sem serventia plena bem como arrumar e manter as salas e corredores limpos e desobstruídos, realocando os itens inservíveis para posterior utilização por outras áreas ou possível descarte.

O programa induz à quebra de alguns paradigmas tais como:

  •  “Não vou jogar isso fora pois um dia, quem sabe, eu possa vir a precisar para alguma coisa…”
  •  “Vou deixar empilhado mas amanhã eu arrumo…”, etc…

As atividades estão divididas em 2 fases:

1a. fase:  Consta em treinamento / apresentação do programa Housekeeping divulgando suas vantagens, benefícios e os resultados esperados englobando tópicos de Qualidade em serviços e descrevendo quais itens podem ser descartados ou realocados.

Na semana seguinte a estas apresentações será a efetiva Semana da Limpeza onde as áreas estarão voltadas para a arrumação,limpeza e eliminação de ítens (papéis, móveis) sem utilização.

Todos serão direcionados a levar seus itens já descartados para uma sala específica, a ser preparada para o evento com uma balança na entrada, onde tudo será pesado e separado por órgão com posterior destaque para a unidade que se desvencilhar de maior peso ou maior quantidade de itens ( móveis, por exemplo ).

Esta semana da limpeza será conduzida através dos multiplicadores do Housekeeping, funcionários de cada Órgão indicados

pelas chefias que terão a incumbência de transmitir alertar os demais colegas para os principais pontos a serem observados na Semana da Limpeza.

2a. fase:  Será a perpetuação do programa através de encontros onde seriam apresentados vídeos, com debate e discussão em grupo, bem como o acompanhamento dos itens referentes à manutenção, limpeza e organização das áreas.

Encontre-nos no Google+ Sou o criador e editor do blog, e tenho como objetivo informar, esclarecer, ajudar, tirar duvidas, apresentar matérias relacionada as área de recursos humanos, psicologia organizacional.

Escrito por Flaudimir Andrade. postado em Recursos Humanos

Tags: , , ,

Trackback from your site.

Leave a comment

Responda abaixo * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

%d blogueiros gostam disto: