fev
11

Os benefícios da gestão integrada nas organizações

gggggggggEncontra-se a definição de sistema de gestão descrita de diversas formas por diferentes autores, porém percebe-se que o conceito embutido nessas definições é convergente. Sistema é um conjunto de partes interagentes e interdependentes que, conjuntamente, forma um todo unitário com determinado objetivo e efetuam determinada função produzindo um ou mais resultados. Nada mais é, que a integração de diversos sistemas de gestão com o objetivo de implementar suas políticas e atingir seus objetivos de forma mais eficaz. Qualquer empresa que queira melhorar seus processos internos e ainda minimizar os riscos pode adotar a gestão integrada. E os benefícios vão muito além, entre eles é possível destacar:

  • Melhoria da qualidade dos produtos e serviços;
  • Economia de tempo e custos;
  • Fortalecimento da imagem da empresa;
  • Satisfação dos clientes, funcionários, fornecedores e investidores;
  • Prevenção de falhas, Avaliação de Desempenho;
  • Política de Gestão; Análise Critica; Planejamento;
  • E principalmente o clima organizacional, resultado da mudança comportamental desenvolvida por todas as etapas do processo.

Uma adequada gestão integrada dos processos também traz benfeitorias nas esferas comportamental, social e ambiental da empresa. Além disso, pode certificar pela qualidade de suas ações. conforme características, atividades e necessidades de cada organização. Com a crescente pressão nas empresas para se fazer mais com menos, várias delas estão vendo a integração dos sistemas de gestão como uma excelente oportunidade para reduzir custos com o desenvolvimento e manutenção de sistemas separados, ou de inúmeros programas e ações que, na maioria das vezes, se superpõem e geram gastos desnecessários.

O profissional ou empresa responsável pela gestão integrada deve liderar uma equipe de outros gestores de cada área e acompanhar todos esses trabalhos. Para a implementação na empresa, recomenda-se a contratação de uma empresa para prestar consultoria ou que toda a equipe passe por treinamentos e seja acompanhado por um profissional qualificado durante um determinado tempo. Vale lembrar que os profissionais a serem treinados devem ter qualificação para exercer tais funções.

Integrar esses sistemas é um grande desafio para as organizações. Dizer que um sistema de gestão é integrado não significa apenas que os requisitos das normas são tratados de maneira agrupada, no mesmo documento ou que as auditorias são realizadas no mesmo momento. A integração vai além do agrupamento de requisitos – ela considera a sinergia que cada assunto pode ocasionar. Esse pensamento pode ser considerado fundamental para a estruturação de um sistema de gestão integrado.

Os sistemas de gestão têm por objetivo prover as organizações de elementos de um modelo de gestão eficaz que possa ser integrado a outros requisitos da gestão. Esse fator de integração é o ponto-chave na gestão da organização. As estruturas das normas de gestão são semelhantes e fundem-se num único modelo de gestão. Partindo da premissa de se estabelecer uma política de gestão, realizar um planejamento desdobrando a política em objetivos e metas de desempenho, definindo procedimentos e processos operacionais a fim de garantir e direcionar a implantação efetiva das diretrizes da política da organização. Como forma de análise e melhoria do sistema de gestão, destaca-se as atividades de verificação, monitoramento e as ações corretivas/preventivas visando a melhoria do desempenho do sistema de gestão.

Encontre-nos no Google+ Sou o criador e editor do blog, e tenho como objetivo informar, esclarecer, ajudar, tirar duvidas, apresentar matérias relacionada as área de recursos humanos, psicologia organizacional.

Escrito por Flaudimir Andrade. postado em Psicologia organizacional, Recursos Humanos

Tags: , , ,

Trackback from your site.

Leave a comment

Responda abaixo * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

%d blogueiros gostam disto: