fev
10

Ética, carácter, personalidade,inveja e um pouco mais, no ambiente de trabalho.

invejaaa

Gostaria de começar este texto com alguns conceitos de assuntos que serão abordado no decorrer do mesmo:

  • Ética profissional é o conjunto de normas éticas que formam a consciência do profissional e representam imperativos de sua conduta. Ética é uma palavra de origem grega (éthos), que significa propriedade do caráter. Ser ético é agir dentro dos padrões convencionais, é proceder bem, é não prejudicar o próximo. Ser ético é cumprir os valores estabelecidos pela sociedade em que se vive. Ter ética profissional é o indivíduo cumprir com todas as atividades de sua profissão, seguindo os princípios determinados pela sociedade e pelo seu grupo de trabalho. Cada profissão tem o seu próprio código de ética, que pode variar ligeiramente, graças a diferentes áreas de atuação. No entanto, há elementos da ética profissional que são universais e por isso aplicáveis a qualquer atividade profissional, como a honestidade, responsabilidade, competência, etc.
  • Caráter É o termo que designa o aspecto da personalidade responsável pela forma habitual e constante de agir peculiar a cada indivíduo; esta qualidade é inerente somente a uma pessoa, pois é o conjunto dos traços particulares, o modo de ser desta; sua índole, sua natureza e temperamento. O conjunto das qualidades, boas ou más, de um indivíduo lhe determinam a conduta e a concepção moral; seu gênio, humor, temperamento; este sendo resultado de progressiva adaptação constitucional do sujeito às condições ambientais, familiares, pedagógicas e sociais.
  • Personalidade é o conjunto de características psicológicas que determinam os padrões de pensar, sentir e agir, ou seja, a individualidade pessoal e social de alguém1 . A formação da personalidade é processo gradual, complexo e único a cada indivíduo. Código de ética profissional é o conjunto de normas éticas, que devem ser seguidas pelos profissionais no exercício de seu trabalho.
  • Inveja é um sentimento de tristeza perante o que o outro tem e a própria pessoa não tem. Este sentimento gera o desejo de ter exatamente o que a outra pessoa tem (pode ser tanto coisas materias como qualidades inerentes ao ser).

Bom agora que já temos os conceitos acima vamos as realidades encontradas nas empresas e na vida pessoal em geral….
Se tornou comum ter sempre um “chato”, invejoso, como colega de trabalho, até ai tudo bem, o pior é quando este profissional cisma com você, começa a te prejudicar. E como sabemos a preocupação dele não é com seu próprio trabalho, ele fica o tempo todo de olho no do colega, então começa as fofocas e invenções, daqui para a primeira DR profissional é um passo, so que nada que você faça acaba com este comportamento do individuo, e isto em muitas vezes acaba em advertências, suspenções e ate mesmo demissões, e o mais grave muitas vezes da vitima e não do invejoso. Afinal estas pessoas sabem como ninguém se fazer de vitimas de ante da situação.
Isto sem falar na hierarquia; muitas fezes estes profissionais são do alta hierarquia e faz uso do poder ou melhor abuso de poder, para tomar certas atitude que prejudica o outro, tudo isto para satisfazer seu ego doente. E se ele se sentir ameaçado não ira medir esforço para alcançar seu objetivo, seja ele para ocupar o cargo de um colega ou ter o salario do mesmo, entre tantas razões que ele se justifica para fazer o que quer.
Este tipo de profissional não quer crescer com seu esforço ou com dignidade, afinal isto pode levar tempo, e ele não tem paciência de esperar, então se agarra nos métodos mais fáceis mesmo que isto seja o fim de um outro profissional, afinal se tem algo que este profissional não tem é remorso, pena e caráter.

Mas como lidar com invejosos????

Separamos abaixo algumas matérias para você ler e aprender a conviver com estes profissionais, e evitar que eles te prejudique, já que não da para elimina-los…click nos links  abaixo, e boa leitura. Caso  haja dúvidas é só perguntar no  campo  abaixo  da matéria.

Encontre-nos no Google+ Sou o criador e editor do blog, e tenho como objetivo informar, esclarecer, ajudar, tirar duvidas, apresentar matérias relacionada as área de recursos humanos, psicologia organizacional.

Escrito por Flaudimir Andrade. postado em Psicologia organizacional, Recursos Humanos

Tags: , , , ,

Trackback from your site.

Leave a comment

Responda abaixo * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

%d blogueiros gostam disto: