fev
19

Entrevista por Vídeo Conferencia: Tecnologia a favor do processo de Recrutamento e Seleção

a distancia

A comunicação à distância é algo cada vez mais presente no mundo corporativo. Com a evolução da tecnologia, entre outras ferramentas, a vídeo conferência tem sido utilizada há vários anos por grandes empresas, no intuito de reduzir custos referentes a viagens de executivos para reuniões de negócios e/ou evitar a sua ausência dentro da unidade onde atua.

Na aplicação deste recurso, especificamente na área de Recursos Humanos, podemos destacar a entrevista a distancia por vídeo conferência, que é um facilitador que dispomos, e que atualmente tem colaborado de forma positiva com a dinâmica diária dos recrutadores. Esta etapa, mesmo não sendo decisiva, ajuda muito no processo de seleção e agrega valores tanto ao recrutador, quanto à empresa, e também para o candidato.

Entre os benefícios vinculados a este procedimento quando realizado por vídeo conferencia, destacamos a otimização do tempo e flexibilidade de lugares para reunião, sem a necessidade de grandes deslocamentos, e o aumento da quantidade de entrevistados como fatores relevantes para o recrutador. Para o candidato, além de minimizar o risco de atrasos, problemas com a procura de endereço, não realizar contato direto com os outros candidatos a respectiva vaga e ser entrevistado individualmente são pontos que contribuem para o controle emocional, o que corrobora diretamente com o sucesso e bom andamento desta etapa.

Na utilização desta ferramenta – entrevista por vídeo conferencia – tanto o recrutador quanto o candidato devem estar preparados e atentar a pontos importantes. Assim como nos processos de Recrutamento e Seleção tradicionais, pessoalmente em empresas ou consultorias, o espaço físico escolhido para o momento da entrevista, os dados curriculares, a roupa e postura, são fatores importantes, e neste caso (a distancia) é importante considerar também a qualidade e boas condições da conexão de internet e os equipamentos fundamentais para o procedimento.
Participar ou realizar entrevista a distancia exige que a empresa e o candidato tenham recursos adequados para tal, por exemplo: câmera e internet de qualidade; iluminação e ambiente adequados, sem interrupções. O profissional deve lembrar também que a partir do início da entrevista por vídeo conferencia ele será avaliado por tudo o que aparece na imagem. O ideal é estar preparado e manter o mesmo padrão do recrutamento tradicional.
Principalmente aos candidatos, podemos reforçar que, mesmo o procedimento ocorrendo a distância, o local escolhido não deve ser um “lugar qualquer”, ou seja, lugares barulhentos, com pessoas em volta, ou desarrumado. Escolher um local neutro e atentar ao posicionamento da câmera são detalhes valiosos. Se o cômodo for residencial, é necessário manter o cuidado para que não esteja bagunçado, ou cheio de detalhes (fotos, imagem de times de futebol, e outros), e caso tenha pessoas em casa alertar para que não façam barulho ou o interrompa durante o procedimento.
Além destes pontos específicos para entrevista a distancia, relembramos quanto aos cuidados com a linguagem e postura corporal. A roupa deve ser adequada ao cargo pleiteado. Aos homens, destacamos quanto ao corte de cabelo e a barba bem feitos, e, em especial para as mulheres, nada de exageros nos acessórios e uso de roupas com decotes. Mantenha o foco e aproveite a oportunidade para apresentar com detalhes as atividades desempenhadas em suas experiências profissionais, esteja seguro dos dados dispostos no currículo encaminhado. Para tanto, sugerimos que tenha em mãos o documento impresso e anote pontos relevantes que podem ser esquecidos devido ao nervosismo, e também perguntas pertinentes para compreender melhor a vaga, a cultura da empresa, a gestão, entre outros cenários importantes.
Visamos ter contribuído para o aprimoramento de profissionais da área e também com desenvolvimento de nossos leitores, e contamos com a participação de todos para construção de novas matérias.
Agradeço por acompanhar a página. Bom trabalho e boa sorte a todos!

Encontre-nos no Google+ Sou o criador e editor do blog, e tenho como objetivo informar, esclarecer, ajudar, tirar duvidas, apresentar matérias relacionada as área de recursos humanos, psicologia organizacional.

Escrito por Flaudimir Andrade. postado em Psicologia organizacional, Recursos Humanos

Tags: , , , ,

Trackback from your site.

Leave a comment

Responda abaixo * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

%d blogueiros gostam disto: