set
19

Entrevista, Como Fazer? Como Proceder?

entrevistador

O processo seletivo passa por diversas etapas, uma que gera muitas dúvidas em seus procedimentos é a entrevista, principalmente para recém formados, estudantes da área de recursos humanos, psicologia organizacional, e profissionais afins que atuam com processos seletivos. A diversos tipos de entrevistas, mas vamos deixar os tipos de entrevista para outro momento, outro artigo, e vamos nós concentrarmos em como proceder em relação ao candidato, vamos nos concentrar no quesito comportamental.

Para o entrevistador iniciante, muitas vezes bate a insegurança de como fazer, o que perguntar, como proceder com as perguntas, o que preciso afinal de contas? É normal e natural esta insegurança, afinal ninguém nasce sabendo, e sair da teoria e ir para prática não é fácil. Temos que ter alguns cuidados porque nem sempre teoria e prática andam lado a lado.

O ideal, e o que mais acontece, é ter alguém em quem espelhar e geralmente é o professor, ou um colega da área, fazer o passo a passo do livro, recorrer a um questionário entre tantos usados. Isto acontece porque você ainda não esta totalmente pronto e precisar criar um jeito, uma forma própria sua de trabalhar, e até que você construa o seu perfil de entrevistador é natural copiar outros modelos, afinal é por meio de tantos modelos, que ira conhecer o melhor e adequá-lo ou seu jeito, sua personalidade e forma de trabalhar.

Também com o tempo você vai ganhando experiência e ousando mais durante as entrevista e quando menos perceber você vai ter um jeito próprio de entrevistar sem deixar de perguntar o essencial, e a cada entrevista que realizar você verá necessidades diferentes de como proceder.

Junto com a prática você também aprenderá qual e melhor forma de entrevistar cada candidato, que tipo de entrevista fazer, se precisará ou não de outra etapa com aquele candidato, ou se já desclassifica na primeira etapa.  Outra coisa importante é saber ganhar tempo na entrevista e não deixar que a mesma demore muito, procure usar somente o tempo realmente necessário, considerando este fator você ira avaliar para quem você vai decorrer todo processo, ou se perceber que o candidato não atende o que esta procurando, procure resumir a entrevista ao Máximo, dando mais tempo e oportunidade para  quem esta melhor preparado.  Principalmente quando houver muitos para ser entrevistado.

E pensando é quem esta iniciando que vou colocar um roteiro de entrevista na sessão downloads do blog para ser baixado. Mas lembre não se prenda muito ao roteiro use apenas para aumentar seus conhecimentos, e ter um rumo  para  iniciar a  entrevista. Afinal devemos buscar sempre mais e mais informações, e cabe a nós reter apenas as que nos interessa e descartar as que não nos interessa.

Encontre-nos no Google+ Sou o criador e editor do blog, e tenho como objetivo informar, esclarecer, ajudar, tirar duvidas, apresentar matérias relacionada as área de recursos humanos, psicologia organizacional.

Escrito por Flaudimir Andrade. postado em Psicologia organizacional, Recursos Humanos

Tags: , , ,

Trackback from your site.

Leave a comment

Responda abaixo * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

%d blogueiros gostam disto: