nov
28

Dificuldades Encontradas por Técnico em Segurança do trabalho no Exercício de sua profissão.

logo site

Hoje vamos falar de segurança, ou melhor, segurança do trabalho, as dificuldades enfrentadas por estes profissionais tão importante em uma empresa. Falar de segurança é muito fácil, agora colocar em pratica e fazer ser seguida as normas, usar tudo que precisa, como: EPIs, seguir um cronograma e fazer com que suas normas sejam seguidas a risca é outra coisa. Bom, mas, tudo se resume numa única coisa; CULTURA ORGANIZACIONAL, não é algo que começa de baixo e sim de cima. Por exemplo; em uma empresa o diretor quer que tudo seja feito e seguido à risca.  Ótimo perfeito só que ai vem os detalhes, o profissional faz o levantamento de tudo que precisa, de como deve ser, muitos já param por ai, alguns ate aceitam na empolgação.  Ai o profissional começa a trabalhar e logo vêm os obstáculos, como; aprovação de orçamento, ou quanto tem que parar os funcionários para participar de palestras, na maioria das vezes não é permitido, ou libera só alguns, cursos que deveria ter 20 ou 40 horas, por exemplo, é liberado só a metade do tempo isto se o profissional de segurança der sorte, sem contar que fica um curso ou palestras sem um controle real da situação, mas na documentação o profissional acaba por ter que colocar tudo como manda a lei como se tivesse acontecido normalmente.

Boa parte de procedimentos como; PPRA, PCMCO, SIPA, SIPAT, Brigada de Incêndio e ASO entre outros, nunca são feito como deveria, fazer correto leva tempo, custa caro e envolve diversos procedimentos nos quais muitas vezes tem que parar a produção, e é ai que entra uma das maior dificuldades na empresas, porque eles não querem parar, porque parar na visão de alguns empresários da prejuízos além de tudo isto gerar gastos. “È bom lembrar que esta é a visão de alguns empresários que não consegue ver adiante o tão quanto é importante e necessário estes procedimentos para sua própria empresa”.

Então eu pergunto como o profissional de segurança do trabalho pode trabalhar de forma correta, preservando a ética profissional, sem deixar-se corromper e não perder o emprego? E mais ainda conseguir vencer os obstáculos. Afinal o Que diz o código de ética profissional? Como seguir em frente.

Hoje temos vários tipos de profissionais, tem os que fecham os olhos e deixam acontecer, simplesmente para não ter trabalho, outros porque precisa manter o emprego, alguns por não saber lhe dar com a situação. Mas, poucos vão atrás das respostas e argumentos corretos para enfrentar e vencer a situação. Possível é fácil nem tanto, porém se você esta fazendo o que gosta vale a pena ir atrás do trabalho ético e correto, podem ate fechar algumas portas a principio, mas com a persistência é possível alcançar o desejado.

Um dica para os profissionais que estão começando é sempre documentar tudo que recebe e faz como: E-mail, termos, fotos, datas, horário, nomes. Por exemplo: quando for fazer um pedido ou passar um relatório de coisas que tenha que fazer ou comprar procure sempre ser formal usarem fotos, e se necessário argumentar nas NR, leis, citando parágrafos da lei, artigo páginas do livro onde pegou esta argumentação e se necessário for destaque os parágrafos.  E deixar bem claro a necessidade de fazer e quais são os prós de fazer, e os contras de não fazer, por exemplo, as penalidades que pode ocorrer.

Na verdade esta é uma regrar que se aplica a qualquer gestão que se preza qualidade e eficácia. Eu como Gestor de Recursos Humanos também sou assim e passo para todos que trabalhão comigo, seja qual for a área de atuação.

Afinal profissionais  bons e  ruins tem em toda profissão e devemos  evita-los fazendo a  diferença na  nossa. E sempre  lembrando que ética profissional é o conjunto de normas éticas que formam a consciência do profissional e representam imperativos de sua conduta. Ética é uma palavra de origem grega (éthos), que significa propriedade do caráter. Ser ético é agir dentro dos padrões convencionais, é proceder bem, é não prejudicar o próximo. Ser ético é cumprir os valores estabelecidos pela sociedade em que se vive. Ter ética profissional é o indivíduo cumprir com todas as atividades de sua profissão, seguindo os princípios determinados pela sociedade e pelo seu grupo de trabalho.Cada profissão tem o seu próprio código de ética, que pode variar ligeiramente, graças a diferentes áreas de atuação. No entanto, há elementos da ética profissional que são universais e por isso aplicável a qualquer atividade profissional, como a honestidade, responsabilidade, competência, etc.

Na sessão DOWNLOADS tem o código de  ética , e  um  manual do TST  para baixar,  são  materiais que  encontrei  na  NET  e  acredito  que  pode  contribuir.

Autor: Flaudimir O. Andrade

Agora  se você quer se tornar  um Gestor de dinâmicas  em   seus treinamentos e palestras de SST  click no  Link  abaixo.

images (2)

Encontre-nos no Google+ Sou o criador e editor do blog, e tenho como objetivo informar, esclarecer, ajudar, tirar duvidas, apresentar matérias relacionada as área de recursos humanos, psicologia organizacional.

Escrito por Flaudimir Andrade. postado em Recursos Humanos

Tags: , , , ,

Trackback from your site.

Comments (2)

  • SilD
    12/06/2014 at 12:31 |

    Nuito obrigada pelo compartilhamento de seus conhecimentos.
    abçs

    SilD

    • 20/06/2014 at 09:21 |

      Eu é que agradeço a sua atenção em prestigiar nosso Blog, volte sempre que precisar.

Leave a comment

Responda abaixo * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

%d blogueiros gostam disto: