jan
28

Concursos: Um sonho de um bom salário e estabilidade profissional.

concursos

Quem nunca sonhou em ter estabilidade no emprego, benefícios garantidos e, ainda de quebra, ter um salário invejável? Tais possibilidades podem tornar-se realidade através de concursos públicos; porém, a tarefa é árdua e requer muita disciplina com os estudos.

Em uma competitividade cada vez mais acirrada, o fantasma da insegurança e a crise financeira que assola o país a cada ano, estão levando o jovem brasileiro a buscar por editais e materiais didáticos específicos, de acordo com a Associação Nacional de Proteção e Apoio ao Concurso – Anpac. Desde 2010, anualmente, cerca de 10 milhões de brasileiros realizaram provas de concursos públicos.

Mas quais são os requisitos para garantir a vaga? Quanto tempo devo estudar? Se eu passar, estou garantido? Há possibilidade de demissões? Funcionário público ganha muito e trabalha pouco? Essas e outras perguntas passam na cabeça do concurseiro de primeira viagem que não vê a hora de ver seu nome entre os classificados.

Contudo, é preciso ter em mente que servidor público, apesar de algumas regalias, é um empregado comum e deve seguir algumas regras para permanecer no emprego. Nada são flores. Já que de acordo com a Constituição de 1988, dentre os requisitos, a tão sonhada estabilidade vem somente após três anos de efetivo exercício, desde que seja considerado apto em avaliação especial de desempenho.

Entretanto, na hora de procurar por edital, você deve buscar o autoconhecimento e avaliar seu perfil para evitar possíveis frustações futuras. Questione-se: Será uma boa escolha investir em concurso público logo após formar-me na faculdade? Estarei satisfeito com as funções e atividades diárias que irei realizar? Isso é um sonho meu ou dos meus pais? Onde ficam meus projetos de empreendedorismo? Após, se as respostas forem insatisfatórias, reavalie suas necessidades, caso contrário, dedique-se aos estudos, fique atento aos editais e boa sorte.

Fonte:  Carreira & Sucesso

Encontre-nos no Google+ Sou o criador e editor do blog, e tenho como objetivo informar, esclarecer, ajudar, tirar duvidas, apresentar matérias relacionada as área de recursos humanos, psicologia organizacional.

Escrito por Flaudimir Andrade. postado em Psicologia organizacional, Recursos Humanos

Tags: , , ,

Trackback from your site.

Leave a comment

Responda abaixo * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

%d blogueiros gostam disto: