jun
19

Como identificar o psicopata

A presidente do International Stress Management Association (ISMA-BR), Ana Maria Rossi, explica que em uma entrevista de emprego é muito complicado identificar um psicopata corporativo. “Ele é muito preparado e sedutor”, afirma. Para ela, é importante que o candidato, nas entrevistas de emprego, seja avaliado por um psicólogo, pois só este profissional conseguirá perceber ações e características típicas de um psicopata. “Se isso não for possível, os colegas de trabalho e os profissionais de recursos humanos devem ficar atentos, principalmente em situações tensas, pois é nessa hora que o psicopata deixa transparecer a sua real personalidade”, afirma.

Mas não há motivo para desconfiar dos colegas. Encontrar psicopatas em empresas, por sorte, não é algo fácil. “É bastante prejudicial essa moda de ver psicopata em todos os lugares, estima-se apenas que 1% da população tenha esse desvio”, esclarece o médico da USP Daniel Martins de Barros.

Profissões preferidas pelos psicopatas

Uma pesquisa realizada no final do ano passado pelo psicólogo Kevin Dutton, da Universidade de Oxford, apontou que ser presidente de uma empresa é o cargo mais almejado pelos psicopatas. A lista segue em ordem pelas seguintes profissões: advogados, profissional de rádio e televisão, vendedor, cirurgião, jornalista, policial, pastores e padres, chefe de cozinha e funcionário público. Segundo o pesquisador, a preferência por essas profissões acontece porque elas exigem tomadas de decisões frias e objetivas, características típicas de psicopatas.

Fonte: canalrh

Encontre-nos no Google+ Sou o criador e editor do blog, e tenho como objetivo informar, esclarecer, ajudar, tirar duvidas, apresentar matérias relacionada as área de recursos humanos, psicologia organizacional.

Escrito por Flaudimir Andrade. postado em Psicologia organizacional, Recursos Humanos

Trackback from your site.

Comments (3)

Leave a comment

Responda abaixo * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

%d blogueiros gostam disto: