out
08

Benefícios: É Aposta de Pequenas Empresas Para Reter Talento.

bbbbbbbbbbbbbbbbbbb

Em meio à forte concorrência com as grandes empresas, as micros e pequenas entenderam que precisam apostar em políticas de benefícios que vão além do básico para reter e quem sabe até atrair talentos. Com menos recursos que as grandes, a saída foi investir na personalização e flexibilização dos benefícios. Nos últimos dois anos, temos notado que essas indústrias têm investido em cursos e em planos de carreira e deixado claro para o colaborador que ele não é só mais um número na empresa.

Essa é uma oportunidade de personalizar a gestão de pessoas, e ter a consciência de que as pessoas são diferentes e possuem desejos distintos. O maior desafio é oferecer bons benefícios com poucos recursos.

 Por outro lado é mais fácil implantar uma política de benefícios em empresas de menor porte. Normalmente, as decisões sobre esses assuntos são tomadas de forma mais rápida, já que não precisam passar pelo crivo de muitas pessoas para serem implantadas.

Empresas de porte pequeno podem oferecem benefícios diferenciados, como a flexibilização do horário de trabalho, porque, ao mesmo tempo, eles representam um custo menor para elas e impactam positivamente os funcionários. “Há uma liberdade maior e isso permite uma experiência diferenciada em relação a empresas grandes, que possuem uma tendência a serem mais engessadas.

Com estas estratégias  de  benefícios  as  empresas  podem ter uma redução de cerca de 70% no turnover e mais de 80% em faltas não justificadas”,  afirmam  os  especialistas. Já  que  não  podem  pagar salários  maiores, porque  neste  caso  teriam que pagar  também  uma  elevada  carga  tributaria,  o  melhor   é  investir  em benefícios  os  quais  não  tem  impostos sobre  os  mesmos, e  ainda  muitos  destes  benefícios podem  ser  deduzido no  imposto de  renda. A  uma  gama  muito  grande de  benefícios que pode  ser  implantado nas  empresas e com  isto  reter    talento  e  atrair novos, mesmo com  salários  menores.

Hoje  em  dia em  dia  profissionais estão  preferindo trabalhar onde   lhe  ofereçam  um bom clima  organizacional e bons benefícios, do  que  apenas  priorizar  o salário. Um  salário bom  é  muito  importante, mas se  não  tiver os  demais  itens, com  o  tempo deixa de  ser atraente, e  o  mesmo sai  na  primeira  oportunidade.  Abaixo  listei alguns  benefícios  interessantes   que  pode  ser  implantado  em  qualquer empresa, e  com  isto trazer  ótimos  retornos.

      • Bolsas de  cursos  rápidos,  com estes  cursos você  aperfeiçoa  seu  profissional, e o  mesmo se sente   valorizado (SENAI, SEBRAE,….entre  tantos);
      • Bolsas de graduação e  Pós;
      •  Cursos de  idiomas ( inglês, espanhol);
      •  Palestras  na  própria  empresa;
      • Convênios com  farmácia,  plano de saúde, e odonto;
      • Convênios  com  faculdades para ter  descontos;
      • Convênios com  creches  para  as  mãe  deixarem  seu  filhos;
      •  Convênios  com  academia, de lutas,  ginásticas, danças e  natação;
      • Horários  flexíveis,  ou  ate  mesmo trabalhos remoto (Home Office) quando  possível;
      • Sorteios  de  brindes,  como  viagens e prêmios,  etc…
      • Prêmios  por  metas.

Estes  são  alguns  de  tantos  que  podem  ser  criado  em  sua  empresa,  é só planejar  um  bom  conjunto  de  benefícios,  que  com  certeza  ficara  bem  mais  barato  que  autos  salários.

Mas só isso não é capaz de reter ou atrair novos talentos. A empresa precisa ter um clima organizacional agradável, estável, regras bem definidas e transparência nos processos. Tudo isso, alinhado a políticas bem definidas, é capaz de motivar e reter.

As empresas estão entendendo que, para competir com as grandes, precisam oferecer mais do que o básico. Por terem um quadro de funcionários menor, o tratamento nas micros e pequenas tende a ter um toque mais pessoal. Com isso, todos saem ganhando.

Encontre-nos no Google+ Sou o criador e editor do blog, e tenho como objetivo informar, esclarecer, ajudar, tirar duvidas, apresentar matérias relacionada as área de recursos humanos, psicologia organizacional.

Escrito por Flaudimir Andrade. postado em Recursos Humanos

Tags: , , ,

Trackback from your site.

Leave a comment

Responda abaixo * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

%d blogueiros gostam disto: