nov
27

A Eficácia do Trabalho multidisciplinar: TST, DP e PSI Organizacional

multidiciplinar

O trabalho multidisciplinar nas empresas é cada vez mais importante e necessário, para o bom desempenho dos funcionários em geral e para as empresas em sua totalidade. Para que seja eficaz, três áreas devem sempre estar interligadas e em sintonia: a de Segurança do Trabalho, a Psicologia Organizacional, e a de Departamento Pessoal, juntas englobam o Recursos Humanos das organizações, e juntos trabalharão em prol da empresa e dos funcionários. E como isto pode ser feito?

Palestras comportamentais, informativas, preventivas e de reeducação colaboram neste processo. Quando há a interação nas áreas envolvidas, se torna possível o desenvolvimento no cotidiano organizacional, onde cada profissional pode contribuir com o conhecimento técnico inerente a sua área, e juntos estes poderão compartilhá-los com os outros colaboradores. A partir destes eventos, se torna natural e positiva a gestão do Capital Humano, o que facilita também a fiscalização contínua no dia a dia nas empresas.

Se o administrador de empresas e/ou dono da empresa acredita que sua função é apenas contratar o serviço destes profissionais, restringindo ou limitando a ação dos mesmos, está cometendo um erro. Investir em educação comportamental, segurança, orientação e informação, aumenta o grau de conscientização dos empregados. Realizar treinamentos comportamentais e de segurança no trabalho melhora o relacionamento entre todos os colaboradores.

O fato de não ter ocorrido nenhum acidente não significa que nunca vai acontecer. E de nada adianta preparar os funcionários, fazer campanhas, se a diretoria sendo a maior responsável pela empresa não estiver engajada com a segurança e a qualidade do trabalho. Quando não há este envolvimento, à organização tende a ficar totalmente desnorteada, sem coordenação, perdendo-se tudo o que foi feito, resultando no esquecimento dos assuntos abordados e orientações realizadas em poucos meses. Em uma campanha de segurança ou outros treinamentos, quer seja comportamental ou informativa, toda a diretoria deve estar envolvida.

Para maior participação dos diretores, é primordial que eles mantenham a mente aberta, conversem com os empregados, com o pessoal da área de segurança, com Psicólogo organizacional e com Departamento Pessoal. Também é importante que participem de palestras e seminários, a busca por cursos de atualização sobre gerenciamento, qualidade e meio ambiente. Em muitos desses eventos são ministrados tópicos envolvendo segurança do trabalho, posturas comportamentais, e informações trabalhistas, que vem agregar ao conhecimento necessário para fazer a empresa mais eficiente, segura, organizada e produtiva. Tem sido assim ao longo da evolução dos anos, e cada vez mais atualmente.

Deste modo, com as organizações colocando a qualidade, saúde e a segurança de seus empregados como fator prioritário, várias estratégias, programas e processos têm sido implementados com resultados positivos na conscientização e redução dos acidentes de trabalho, funcionários mais preparados e informados, melhora no clima organizacional, principalmente diminuição do turn over  e como resultado final aumento da produtividade, redução financeira com contratações e prejuízos causados pelo mal rendimento e absenteísmo.

Por fim, o trabalho do Técnico em segurança do trabalho, o Psicólogo Organizacional, e do Departamento Pessoal estão cada vez mais alinhados à criação de um ambiente onde todos os funcionários estejam motivados para se atingir a excelência em segurança e qualidade no ambiente de trabalho, desenvolvendo um conceito no qual prevalece a preocupação não só com as atitudes tomadas pelos colaboradores, mas também com as conseqüências dessas atitudes.

Autor: Flaudimir Andrade

Agora  se você quer se tornar  um Gestor de Dinâmicas  em   seus treinamentos e palestras de SST  click no  Link  abaixo.

images (2)

Encontre-nos no Google+ Sou o criador e editor do blog, e tenho como objetivo informar, esclarecer, ajudar, tirar duvidas, apresentar matérias relacionada as área de recursos humanos, psicologia organizacional.

Escrito por Flaudimir Andrade. postado em Psicologia organizacional, Recursos Humanos

Tags: , , , , , , ,

Trackback from your site.

Comments (4)

Leave a comment

Responda abaixo * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

%d blogueiros gostam disto: